Construindo um Armazém mais inteligente

Cloud-Computing

As percepções dos armazéns mudaram consideravelmente nas últimas duas décadas. Não foi há muito tempo que os usuários já perceberam que a informatização é uma realidade e não uma necessidade.

A computação em nuvem, o comércio eletrônico, o gerenciamento de omnichannels, de informações estão remodelando a visão da informatização nos grandes centros de distribuição.

O armazém ainda é essencial. Mas seu papel na cadeia de suprimentos já não é tão relevante. A inovação em tecnologia e manipulação de materiais tornou-se um importante catalisador na evolução dos armazéns mais inteligentes.

O armazém inteligente possui três características críticas: visibilidade, mobilidade e flexibilidade. A tecnologia, em última instância, é o meio para esses fins.

“O armazenamento não é mais um negócio sofisticado. Os operadores precisam adotar a tecnologia e compreendê-la. Duas coisas vêm à mente quando falamos sobre armazéns inteligentes. A primeira consideração é a visibilidade da operação, o que inclui a capacidade dos usuários para obter informações que precisam de maneira acessível e intuitiva.

“Em segundo lugar, não se trata apenas de dados”. A espinha dorsal de um armazém inteligente é uma informação acessível em tempo real. Os sistemas tradicionais normalmente trazem bons dados para a tela. A visibilidade em tempo real depende da acessibilidade, o que aumenta a importância das soluções móveis. Não há escassez de dispositivos de RF robustos, smartphones, tablets e tecnologia warelles, bem como os softwares e aplicativos para suportar um fluxo de trabalho e mão de obra mais dinâmico.

wms

Os usuários também precisam ser capacitados para atuar em dados em tempo real, não estamos necessariamente vendo uma dependência de dados importantes, mas sim de sistemas falando uns com os outros. Isso não acontece naturalmente”,

A rapidez da mudança é um desafio para as empresas, na medida em que tentam adaptar os sistemas existentes de infraestrutura e tecnologia. Quer seja identificando necessidades de automação ou escolhendo o sistema de gerenciamento de depósito (WMS) mais aderentes às necessidades com projeções futuras.

O WMS em servidores locais estão sendo gradualmente substituídos por soluções baseadas na nuvem, embora a um ritmo mais lento do que outras tecnologias de logística devido a preocupações de segurança. À medida que a automação continua a se expandir, os sistemas de controle de armazém (WCS – Warehouse Control Systems) que unificam a comunicação entre o WMS e os sistemas de transporte e ERP também estão se tornando mais populares.

O WCS é responsável por manter tudo funcionando sem problemas, maximizando a eficiência dos subsistemas de manuseio de materiais e, muitas vezes, as atividades dos próprios funcionários do armazém”. “Ele fornece uma interface uniforme para uma ampla gama de equipamentos de manuseio de materiais, como carrosséis, sistemas de transporte, sistemas de classificação e paletizadores”.

À medida que o espaço do omnichannel amadurece, o armazenamento e a tecnologia ficam cada vez mais conectados. As empresas têm uma abundância de opções em termos de sistemas de manuseio de materiais, infraestrutura, hardware de mobilidade e software para se conectar e desempenhar diferentes funcionalidades.

“Não se trata apenas de procurar dados em tempo real.” As empresas também podem capturar informações e aplicá-las em cenários simulados – procurando oportunidades para otimizar ou evitar os problemas antes de surgirem”. Esse nível de visibilidade habilita mais a tomada de decisão do tipo cadeia de suprimentos.

As implementações WMS integrado com o WCS ajudam os operadores logísticos e terceirizados a otimizar suas trocas de informações on-line, o que é um diferencial competitivo, pois o fluxo de omnichannels pode gerar incertezas no fluxo de suas operações.

A inovação futura provavelmente substituirá muitas tarefas mudando que ainda existem no armazém. As instalações serão mais inteligentes. À medida que o fenômeno da Internet das coisas se dissemina, os sistemas se comunicarão intuitivamente se integrarão criando ainda mais sinergias.
A Improtec Sistema fornece sistemas de integração com todas as ferramentas de automação de depósitos e centros de distribuição.

Quer saber mais?

Então entre em contato conosco!