TMS o que é? Como funciona? – Sistema de Gerenciamento de Transporte

Você sabe o que é Transportation Management System (TMS)? Hoje ela é o principal mecanismo para acelerar a logística de uma empresa, o sistema é responsável pela qualidade e produtividade do processo de distribuição, vamos descobrir mais sobre ela nesse texto.

A sigla é chamada de gerenciamento de transporte ou sistema de gestão de transporte e logística, que permite o total controle da sua logística desde a venda, contábil, financeiro até chegar no setor de despacho. Todo setor da sua empresa estará ligado pelo sistema do software afim de que se acelere processo para a entrega.

O sistema TMS é integrado com ERP (sistema administrativo da empresa) assim quando uma CT-e ou NFS-e é emitida todo o sistema de logística da empresa começa agir e assim há um a integração quase que instantânea entre o comercial, contábil, fiscal e financeiro. O sistema de TMS acelera o processo para entrega do produto ou serviço para o cliente.

Antigamente tudo era feito de modo presencial, o vendedor tirava o pedido, passava para o comercial, que averiguava estoque, que seguia para o financeiro para averiguar cadastro e assim seguia para uma gigante burocracia até o item sair da empresa e muitas vezes retornar por erro na entrega.

O custo efetivo para a logística era alto, devido a muitas falhas humanas, principalmente na questão de entrega, onde o funcionário simplesmente retornava se não achasse o cliente, com o TMS é diferente. O sistema cuida de cada detalhe, para que não haja erros e assim consequentemente reduz custos operacionais.

O TMS funciona online, é um software instalado no sistema da empresa, funciona através de computadores e você poderá transmitir todo o processo de logística para o programa.

O que é sistema TMS

O TMS é um sistema de gestão de transporte capaz de gerenciar todo o mecanismo de logística de sua empresa. Desde o momento da contração até a sua finalização com a entrega.

Permite ampla visão do administrador dos processos da empresa, integra as plataformas comercial, financeiro, contábil e logística afim de acelerar processos. Depois de um pedido realizado e sua nota faturada, a instantaneidade para o preparo do item a ser entregue foi facilitada.

Com o software você poderá controlar as seguintes situações:

Situação de cargas no terminal para que não haja congelamento do processo de distribuição ou de transferência.

Cadastramento de taxas, tarifas e outros valores referentes ao item

Acompanhamento do faturamento, separação, embarque, coleta e entrega.

Total controle das operações de distribuição de ponta a ponta

Pode ser integrado com o software para automatização de terminais de carga Pack Locator na certificação e leitura dos códigos de barras dos volumes.

Como funciona o TMS

O TMS gera otimização das ações de distribuição, ou seja, otimiza os processos de entregas e geração de documentos, não há custos extras, tudo é calculado e planejado a partir da utilização do software.

A função do TMS é principalmente aumentar a qualidade e a produtividade, assim, coloca o setor de logística da empresa, como exemplo de distribuição, o que cria credibilidade perante os outros setores da empresa.

Você sabia que mesmo sendo um sistema precisa da interação humana?

Isso mesmo, para o sistema chegar a sua perfeição dentro da empresa, é necessário a interação de um operador.

O sistema de gestão funciona a partir de computadores, essas máquinas devem ser exclusivas para isso, para evitar interferência de qualquer natureza. Com responsáveis que irão responder pelos dados coletados e inseridos.

Assim como o acesso ao programa deve ser restrito apenas aos responsáveis por cada setor, as informações de um sistema da empresa são vitais para o dia a dia e qualquer tipo de má intenção pode vir a prejudicar o sucesso da empresa.

O controle depende da alimentação inicial de dados, manualmente por um servidor da empresa. Logo é necessário um responsável para inserir no software dados exatos sobre os produtos e manter a atualização no seu setor, assim dessa forma se exclui as velha planilhas e relatórios para os gestores.

Essa atualização na forma de controle é qualidade e agilidade de trabalho para o setor, não sendo necessário uma quantidade extra de funcionários e logo criando mais uma economia para a empresa.

Hoje é fácil um gestor acessar o seu sistema e visualizar quanto possui de mercadorias no estoque, em processo de logística e sendo entregue. Assim ficou mais fácil para averiguar diariamente o crescimento da empresa.

Quais as vantagens de adotar um sistema TMS?

A grande vantagem de adotar o sistema TMS é o controle sobre as operações da empresa no setor de logística. O controle sobre a movimentação dos produtos disponibiliza para a empresa ações corretas, sem ter que colocar tempo e força de trabalho a procura de itens que deverão ser entregues.

Todo esse controle gera mais lucros, pois evita ações desnecessárias, perdas de vendas por falta de informação se há produtos no estoque ou entregas não realizadas.

O investimento em software TMS é essencial para as empresas que desejam trabalhar corretamente, sem supressas ou perdas, força de trabalho desnecessária e descontrole das ações realizadas diariamente, é muito aconselhável a adesão da sua empresa.