Ambas soluções de software são para automatização de processos de movimentação e armazenagem em depósitos ou centros de distribuição. Cada uma delas tem um nicho operacional especifico podendo ser implementadas conforme as necessidades e demandas de cada tipo de operação
O WMS (Warehouse Management System) gerencia os itens monitorando o estoque, rastreando os itens em todas as suas etapas dentro dos armazéns, sendo no recebimento, armazenagem, separação, embalagem e expedição sendo executas por operadores manualmente. A solução permite a automação dos processos através de coletores de dados com a leitura dos códigos dos produtos sendo os mais usuais códigos de barras linear, QRcode e RFID.
Já WES (Warehouse Execution System) otimiza processos de movimentação por meio de automação robótica. A solução aumenta a eficiência automatizando os processos repetitivos como separação e conferencia reduzindo o trabalho manual, esta solução trabalha em conjunto com o WMS controlando equipamentos com Sorter (Sistema de classificação automática de pedidos) e AGVs (Veículos Guiados Automatizados) permitindo que se realize tarefas em grande escala, o que demandaria um grande número de recursos humanos para realizar as atividades.
O sistema WES em conjunto com os equipamentos agiliza e potencializa as atividades dentro dos depósitos e centros de distribuição reduzindo e tempo de resposta para grandes volumes de pedidos como em operações de e-commerce.
Conclusão
Os dois sistemas se complementam pois para operadores logísticos com grandes demandas e automação de equipamentos se faz necessária ferramentas que trabalhem em conjunto para a realização de tarefas repetitivas com maior rapidez e assertividade com menor número de recursos humanos.