Os erros de separação diminuem a produtividade do armazém, isso é de conhecimento de todos os gestores, mas poucos entendem a gravidade do problema ou sabem como resolvê-lo.

A separação de pedidos é um processo que dá suporte ao processo de atendimento de pedidos. Quando chega o pedido de um cliente, alguém tem que “pegar” aquele produto nas prateleiras para que seja embalado e despachado. Este é um serviço tão importante que representa  cerca de 55%  das despesas operacionais totais de um armazém. Mas quando humanos estão envolvidos, existe a possibilidade de erros. E esses erros podem custar caro em mais de uma maneira. Os erros de separação em armazém afetam não apenas seus resultados, mas também a satisfação do cliente. Apenas um erro de separação pode abalar a confiança do cliente e reduzir a lucratividade de um pedido em até 13%. Abaixo dicas para melhora a eficiência da sua operação

  1. Manter dados de inventário precisos

Nenhuma estratégia para melhorar a precisão de suas atividades de separação será eficaz sem uma base sólida construída sobre dados precisos de movimentação. Especificamente você precisa de uma maneira de identificar facilmente os produtos, localizá-los e conta-los rapidamente, através de identificação como etiquetas de palete/rack. Também deve haver uma maneira de verificar, em tempo real, se o estoque que você possui está localizado no lugar certo, para que você não fique sem estoque ou arrisque os funcionários retirarem itens das prateleiras erradas.

  1. Analise a velocidade dos produtos

Não faria sentido ter produtos que não vendem com muita frequência na frente de seus porta paletes, e os itens mais populares na parte de trás ou nos níveis superiores. Quando se trata de separação de pedidos, você deve analisar cuidadosamente a curva do produto para poder alocar estrategicamente.

Se um funcionário for obrigado a andar cem metros várias vezes por turno para obter o mesmo item repetidamente porque é popular, o layout do seu depósito provavelmente não está otimizado. Os trabalhadores ficarão cansados e erros acontecerão. Analise a velocidade do seu produto, o tempo de viagem e outros fatores para situar esse estoque frequentemente girado no lugar certo.

  1. Organize o Picking Estrategicamente

Além da alocação, suas estratégias de estoque e separação devem fazer sentido para reduzir o tempo de separação e melhorar a precisão. Por exemplo, quando você agrupa itens semelhantes, eles são mais fáceis de serem lembrados pelos trabalhadores e isso melhora a eficiência. Isso é conhecido como zoneamento.

Nas estratégias de separação por zona, os selecionadores de pedidos trabalham apenas em suas zonas específicas. Uma “zona quente” em um depósito é um agrupamento de produtos com maior giro.

A separação de lotes é outra estratégia comum empregada que melhora a precisão. Pode ser combinado com layouts de armazéns baseados em zonas. Usando esse processo, os funcionários selecionam vários pedidos de uma determinada zona em uma única viagem. Após a finalização, os itens são separados em seus pedidos individuais.

Conclusão:

A maioria dos gerentes de armazém entende que o atendimento ao cliente é um dos principais impulsionadores de seu sucesso, e os erros de separação vão impactar na satisfação do cliente, o que pode afetar os lucros. A implementação dessas práticas é recomendada para melhorar a precisão da separação em seu depósito e ajudará você a aumentar a eficiência e elevar a empresa para um novo