5 dicas para alcançar o retorno de investimentos no seu WMS

wms2

5 dicas para alcançar um retorno de investimentos (ROI) rápido no seu WMS na Nuvem

 

wms2

Você tomou a decisão, selecionou o fornecedor, e agora tudo o que resta é implantar seu novo WMS na nuvem.

As implementações de software WMS são conhecidas por serem longas, complicadas e às vezes muito frustrantes.

A pressão de introduzir o software empresarial em um ambiente em produção sem interromper as operações atuais pode ser enorme.

Pode demorar meses para ajustar a funcionalidade do sistema WMS para as complexidades do seu ambiente operacional.

Sim, essas implementações são desafiadoras – mas a recompensa é ENORME.

O ROI do sistema WMS em nuvem dependerá de você alcançar a perfeita harmonia entre o sistema e as operações, a precisão do inventário aumentará para 99,999%, gerando reduções de custos enorme em sua cadeia de suprimentos.

Os níveis de inventário são continuamente atualizados em tempo real, e os espaços do armazém são usados de forma racional, a produtividade dos operadores aumenta para os máximos históricos e as oportunidades de receita multiplicam-se.

No entanto, de acordo com pesquisas recentes mais de 50% das recentes implementações de software WMS em house não conseguiram alcançar o retorno do investimento nos prazos especificados. “No que diz respeito ao retorno real, muitos entrevistados expressaram desapontamento com suas implementações de software. Apenas 48% relataram terem percebido o retorno esperado de um investimento de software, enquanto 18% disseram que não. Outros 34% eram incertos sobre se o software tinha cumprido as expectativas da empresa de retorno sobre o investimento (ROI)”.

O ROI é calculado de forma diferente para cada organização, mas os usuários devem ver um retorno sobre seu investimento entre seis meses e um ano de implantação de um novo Sistema de Gerenciamento de Armazém.

wms-em-nuvem

As razões para a diferença aparente no ROI são provavelmente tão variadas como cada usuário do sistema. Felizmente, você pode reverter a tendência para sua organização, listamos 5 dicas para alcançar o melhor resultado:

1. Faça um teste piloto de 2 meses

Depois de todo o tempo gasto pesquisando e selecionando o WMS certo para sua empresa, a melhor maneira de garantir uma implementação bem-sucedida é confiar no sistema. Coloque seu novo WMS por 3 meses em seu ambiente de pré-produção. Depois desse tempo, você terá uma ideia muito melhor de como o software funciona e se ele é compatível com seus processos operacionais. Depois de avaliar o sistema, você também terá uma visão precisa de todas as customizações que possam ser necessárias.

Tente resistir ao impulso de criar uma solução que seja exatamente como seu sistema WMS anterior. Em vez disso, confie em sua decisão, aproveite seu tempo aprendendo com o novo WMS e faça ajustes quando necessários.

2. Continuamente faça reavaliações.
Os sistemas de gerenciamento de armazém in house requerem extensas reescritas de código ou personalização para adaptar o sistema às suas necessidades. Tais reescritas são onerosas e podem criar problemas complexos ao atualizar para novas versões do software. As plataformas de nuvem, por outro lado, apresentam regras comerciais inteligentes que adaptam a aplicação às suas operações. Configurar e reconfigurar o software é possível sem custo de codificação personalizada.

Os processos operacionais únicos da sua organização podem ser o que o distingue dos concorrentes. Aproveite a sua oportunidade do WMS de nuvem e ajuste as regras de negócios. À medida que sua empresa cresce, a configuração contínua das regras de negócios empurrará sua organização para novos níveis de eficiência.

3. Siga a Metodologia de Implementação comprovada
Os gerentes de projetos dos fornecedores de WMS na nuvem são experts no sistema que você comprou e na otimização de processos. Portanto, será de seu interesse seguir os passos e as fases que foram estabelecidas no plano do projeto.

Os cronogramas de projetos dos experts em WMS na nuvem já incluem em sua linha de tempos e objetivos espaço para ajustes. Essa abordagem estabelecida é projetada para manter o foco a longo prazo em uma implementação bem-sucedida com influência mínima em suas operações atuais e impacto máximo em sua rentabilidade futura.

4. Criar uma equipe de gerenciamento integrada
Talvez o aspecto mais importante da sua implementação do Sistema WMS na nuvem seja sua equipe interna. Você precisa de um grupo de líderes que possam tomar decisões de forma rápida e eficiente. Dentre os colaboradores dos projetos devem incluir pessoas de toda a sua organização, compreendendo vários departamentos, incluindo operações de TI e finanças, com uma linha direta para o conjunto executivo.

Os atrasos na implementação geralmente decorrem de uma incapacidade de tomar decisões. Gerentes de projetos experientes apresentarão muitas opções que exigirão uma discussão bem planejada. Você precisa das pessoas certas no lugar certo para acelerar esse processo. Empoderar este grupo para pensar de forma criteriosa e agir rapidamente é o fator mais importante para que você possa evitar atrasos e excessos de custos.

5. Utilize as Ferramentas de Treinamento Extensivo
No final da sua implementação, sua equipe aprenderá a usar o sistema. O comprimento e a profundidade das sessões de treinamento variam com o fornecedor, mas o objetivo é o mesmo – instrua algumas pessoas-chave (Key users) em sua organização para que elas possam agir como multiplicadores de informações e capacitação.

Embora o treinamento de liderança seja essencial, é igualmente importante reconhecer que a abordagem “Train-the-Trainer” não é o fim do treinamento para o WMS da sua organização. Tradicionalmente os fornecedores podem apenas entregar manuais de sistema enormes ao sair, mas atualmente tende-se a manter um ambiente de treinamento contínuo.

Os usuários têm estilos de aprendizagem diferentes e o que funciona para um usuário pode não funcionar para outro. Hoje em dia, as oportunidades de treinamento podem incluir tutoriais em vídeo de longa duração, guias rápidos baseados em tarefas, guias de usuários detalhadas e podcasts de tutorial do sistema. Múltiplas formas de aprendizagem proporcionam aos usuários escolha, clareza, repetição e reforço, o melhor modo para auxiliar você e seus especialistas da equipe WMS.

A Improtec Sistemas tem uma equipe multidisciplinar que lhe apoiará na implementação do WMS em nuvem, alcançando índices expressivos de retorno de investimento (ROI) e satisfação de nossos clientes.