5 dicas para gerenciar com sucesso seu armazém!

A armazenagem é uma atividade essencial que promove o acondicionamento de volumes e distribuição ordenada dos produtos acabados no interior das fábricas ou para a distribuição na cadeia de abastecimento. Gerenciá-los com eficiência é primordial para que os negócios perpetuem. Um armazém gerido de forma eficaz pode fazer toda a diferença na produtividade do seu negócio. É fácil ignorar, mas ser organizado pode beneficiar o seu negócio como um todo!

O armazém desempenha um papel crucial para garantir que sua empresa atinja suas metas de produtividade. A gestão eficiente do armazém adiciona eficiência, consistência e controle de qualidade ao processo, permitindo que você movimente mercadorias através do seu armazém com velocidade e eficiência, melhorando todas as etapas dos processos de movimentação dos materiais.

Abaixo algumas dicas para melhorar a gestão do seu armazém.

  1. Planeje o espaço do seu armazém

Se você utiliza carrinhos, empilhadeiras ou outras máquinas em seu armazém, procure um espaço com layout adequado. Tenha uma área que comporte confortavelmente suas maquinas e seus funcionários.

Você também precisará planejar o layout usando uma curva ABC de produtos que mais girem. Certifique-se de mostrar os itens mais populares em uma área mais acessível para agilizar o trabalho da sua equipe.

Cada centímetro do seu armazém custa dinheiro em aluguel, eletricidade e outros serviços públicos, portanto, certifique-se de fazer o melhor uso do espaço.

  •  Adquira um bom sistema de gerenciamento de armazém (WMS)

Como já sabemos, gerir um armazém dá muito trabalho, por isso adquirir um sistema de gestão de armazém tornará o seu processo logístico mais eficaz. Esta ferramenta irá ajudá-lo a gerenciar melhor seu estoque, ajudar sua equipe a encontrar itens rapidamente, acelerar os processos de envio e tornar a administração do seu armazém mais eficiente.

Um bom WMS possui aplicativos móveis que ajudarão seu armazém a ser ainda mais eficaz, pois você pode gerenciá-lo de qualquer lugar a qualquer tempo.

  • Planeje-se para diferentes demandas sazonais

As empresas têm diferentes demandas sazonais. Planeje com antecedência e de acordo com o seu. Certas épocas do ano serão mais movimentadas do que outras, então você deseja que seus níveis de estoque reflitam isso. Preveja a demanda com base em tendências históricas e garanta que seu estoque esteja no nível ideal para esse período.

  • Forneça um espaço seguro

Em qualquer negócio, a segurança da sua equipe deve ser o item mais crítico da sua lista. E para um armazém, a segurança é o item número 1 da lista.

Ao trabalhar em um ambiente com maquinário pesado e áreas potencialmente inseguras, implemente protocolos de segurança e certifique-se de que sua equipe entenda e siga as regras.

  • Treine sua equipe adequadamente

Além de treinar sua equipe sobre protocolos de segurança e áreas inseguras, reserve um tempo para prepará-los sobre o funcionamento do sistema de processos do armazém. Treine seus funcionários para usar corretamente os equipamentos, o sistema de gerenciamento de armazém (WMS), imprimir etiquetas, despachar itens. Sua equipe precisa saber como fazer um armazém funcionar de forma eficiente.

O erro humano é um dos problemas mais comuns em operações logísticas, por isso treine sua equipe para minimizar esses erros.

Gerenciar um armazém não é fácil, mas você o administrará sem problemas em pouco tempo, com paciência e treinamento.

Conclusão

Se bem gerido com técnicas adequadas e ferramentas de automação eficazes pode-se alcançar ganhos físicos e financeiros representativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *