O software de cadeia de suprimentos baseado em nuvem está ganhando participação em todas as áreas principalmente na área de logística, mas o movimento foi claramente lento na área de Sistemas de Gerenciamento de Armazém (WMS).
Mas isso vem mudando nos últimos dois anos, e o WMS Claud está avançando e derrubando as barreiras e as preocupações quanto a robustez, e os benefícios da implantação na nuvem estão disponíveis para todas as corporações.
Os maiores provedores de WMS foram lentos para mudar para este modelo porque esses líderes (Fornecedores de ERP) ficaram lentos para migrar para o WMS em nuvem e em alguns casos, ainda são relutantes em fazê-lo. Isso naturalmente retardou o desenvolvimento do mercado WMS Cloud. Por trás dessa relutância em alguns casos, o desafio que qualquer empresa de software é a transição financeira de grandes pagamentos de licenças antecipadas para um modelo de preços de assinatura (SaaS).
Nas primeiras soluções WMS baseadas em nuvem faltavam funcionalidades devido a esse cenário e um número razoável de provedores WMS específicos na nuvem começaram a trazer soluções para o mercado. Embora com o legado de soluções locais, estes fornecedores criaram um modelo financeiro, que em muitos casos não tinham todas as funcionalidades, sendo mais apropriado implementações menores com menor complexidade, isso obviamente limitou seu convencimento a muitas empresas.
Sistemas de Gerenciamento de Armazém (WMS) são diferentes de qualquer outro na cadeia de suprimentos, tendo em vista a necessidade de sincronizar as operações físicas em tempo real com o mundo lógico do software.
Além disso, muitos fornecedores usam tecnologia de suporte, tais como terminais de radiofrequência sem fio e sistemas de voz. Todos esses subsistemas requerem altos níveis de capacidade de resposta do sistema e mesmo com as implantações de WMS local às vezes apreciam problemas tais como tempos de resposta e de processamento, estas preocupações são ampliadas com uma implementação potencial do WMS Cloud.
Então, esses foram os principais obstáculos para o WMS Cloud, mas cada um destes problemas vem sendo solucionado. A maioria das empresas que está trabalhando atualmente com as soluções WMS, estão interessadas no WMS baseado em nuvem, incluindo muitas empresas de grande porte e multinacionais.
Vejamos os fatores por trás dessa transição, em primeiro lugar as redes de internet continuam a melhorar, muitas vezes até o ponto de serem iguais ou superiores às próprias redes internas de uma empresa. Além disso, as conexões dedicadas, de alta velocidade continuam a baixar os preços, ao ponto de que, elas terão um custo muito menor em termos do orçamento operacional geral.
Sendo assim todas as vantagens da implementação do WMS nuvem como: (implementações mais rápidas, maior flexibilidade em termos de implantação em toda a rede ao longo do tempo, assinatura versus preço inicial, atualizações muito mais fáceis, redução de necessidade de suporte de TI) estão superando as restrições e tornando a ferramenta mais acessível, permitindo a se migrar para esta plataforma com maior segurança e confiabilidade.
A Improtec sistemas tem uma equipe multidisciplinar que lhe apoiara na implementação do WMS em nuvem, alcançando índices expressivos de retorno de investimento e satisfação.