Equipe usando WMS

Selecionando um Sistema de Gerenciamento de Armazém WMS

Antes de adquirir um sistema de gerenciamento de depósito (WMS), é importante saber o que impulsiona sua empresa para que você possa identificar as principais necessidades atuais e futuras que deseja que a solução atenda. Listamos abaixo alguns pontos importantes a serem considerados.

Avalie as necessidades de sua empresa.

Faça um levantamento criterioso dos problemas que você vem enfrentando, levante as necessidades e determine os requisitos que a ferramenta deverá atender. Identificar os principais requisitos funcionais da sua empresa desempenha um papel importante na seleção do WMS.

Monte uma equipe multifuncional.

Utilizar um WMS é uma decisão que deve envolver todos os seus departamentos e principalmente o de TI. Durante a implementação o fornecedor e as equipe operacional e de TI da sua empresa devem trabalhar em conjunto para assegurar um processo amigável.

Crie um sistema escalonável.

Certifique-se de que o sistema pode abordar todos os requisitos do início até o final de cada funcionalidade.

Assegurar capacidades de interface.

Seu WMS deve ter uma arquitetura amigável e ter capaz de interagir com seu sistema de ERP sem incorrer em custos excessivos. O WMS também deve ser capaz de se integrar com seus outros equipamentos de manuseio de materiais para melhorar a eficiência do armazém.

Minimize os custos de modificação.

Selecione um sistema configurável para suportar diferentes processos de negócios. Ao longo do tempo, os requisitos de negócios mudam e o sistema deve ser capaz de ser flexível a suas necessidades de mudança. Certifique-se de que o WMS que você escolheu é adaptável. Configuração, não modificação, é a chave para o sucesso.

Tornar os dados acessíveis.

Procure um WMS que permita uma fácil recuperação de dados. A capacidade de fornecer relatórios flexíveis e consultas on-line (BI- business intelligence) é fundamental.

Insista em um sistema fácil de usar.

Se o sistema não for fácil de usar, a equipe operacional provavelmente não poderá maximizar seus benefícios completos. Certifique-se de selecionar um sistema que seja fácil de aprender e usar.

Examine as opções de implementação ou implantação.

Determine se a sua solução deve estar em um servidor local ou em uma hospedagem em nuvem ou Software-as-a Service (SaaS). Também decida se você deve implantá-lo utilizando múltiplas metodologias.

Atendimento pós implementação

O suporte é fundamental. É importante selecionar um fornecedor de WMS que ofereça um centro de atendimento ao cliente e recursos suficientes para fornecer suporte contínuo.

Selecione um fornecedor de WMS que compartilhe foco semelhante.

Escolha um fornecedor que tenha uma visão e valores semelhantes à sua empresa. As implementações do WMS funcionam de forma mais suave quando você e seu provedor funcionam na mesma sintonia. Se você e seu provedor não tiverem a mesma visão, valores e ética de trabalho, o projeto provavelmente falhará, não esqueça que sua empresa e o fornecedor serão parceiros por um o longo período.

Conclusão

Escolher um fornecedor de solução de automação exige critérios rigorosos e muita interação para se atingir um objetivo comum que é a excelência operacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *