Improtec Sistemas – WMS
5 Vantagens e Desvantagens do WMS
Cada vez mais, as organizações estão considerando a necessidade de um gerenciamento avançado de suas lojas, sistemas eficazes, flexíveis e confiáveis para atender seus compromissos de entrega a um custo mínimo, ganhando competitividade no mercado.
Nesse sentido, o Warehouse Management Software aumenta a produtividade e a eficiência dos processos de warehouse, minimizando o erro humano e aumentando a confiabilidade do serviço.
Na prática, soluções WMS bem-sucedidas são geralmente projetadas para mesclar hardware, software e equipamentos periféricos com práticas operacionais aprimoradas para gerenciar estoque, espaço, mão-de-obra e equipamentos de capital em armazéns e centros de distribuição.
A implementação de um WMS permite que uma empresa aumente sua vantagem competitiva, reduzindo os custos de mão-de-obra, melhorando o atendimento ao cliente, aumentando a precisão do estoque e melhorando a flexibilidade e a capacidade de resposta.
Um WMS permite que uma empresa gerencie o inventário em tempo real, com informações tão atuais quanto o pedido, a remessa ou o recebimento mais recente e qualquer movimento intermediário.
5 vantagens do wms
1 – Rastreabilidade de todos os materiais como com indicadores como: FIFO, FEFO lote.
2 – Automatização e padronização de todas as atividades no depósito: operadores podem realizar qualquer atividade pois o wms que administra a operação.
3 – Redução no tempo de atendimento dos pedidos com assertividade de 100%
4 – Melhoria no nível do inventario podendo chegar a 100%
5 – Redução no nível de estoque com aplicação de gestão por curva abc
5 desvantagens do wms
1 – Tempo de implantação
2 – Custo de hardware
3 – Serviço de suporte durante e após a implantação
4 – Integração com sistema corporativo ERP
6- Custo da solução wms (incluindo cdu, customizações e ajustes)
Principais vantagens do WMS
Sendo os pontos positivos de uma implementação da solução WMS são mais abrangentes pois criam condições favoráveis permitindo ganhos qualitativos e quantitativos expressivos criando um modelo de operação padronizado.