Tendências para a automatização utilizando robôs.

Improtec Sistemas – WMS

Nos últimos anos, os robôs passaram de uma tecnologia em processo de desenvolvimento para uma ferramenta indispensável para muitos setores. Os programas de automação são cada vez mais adotados em muitas áreas de negócios, isso continuará a mudar a forma como os processos são conduzidos no futuro com uma maior interação entre as maquinas e o ser humano.

Listamos abaixo algumas inovações no mercado de robótica para os próximos anos.

  • Robótica na saúde
    Robótica de processos vai acelerar e pode se tornar uma das tecnologias padrão das empresas, especialmente aquelas com tarefas repetitivas, como a saúde. Muitos hospitais automatizam processos como gerenciamento de estoque, gerenciamento de faturas e agendamento de consultas.

 

 

  • Robótica como serviço
    Uma das maiores barreiras à adoção da robótica tem sido o alto investimento inicial. Pequenas empresas podem obter maior acesso à automação por meio de modelos de aquisição por Robots-as-a-Service, que geralmente incluem análises, monitoramento e manutenção preventiva, pagando os serviços por demanda.

 

 

  • Robôs móveis autônomos como plataformas de monitoramento
    As demandas por robôs móveis autônomos estão crescendo rapidamente, impulsionada pelo comércio eletrônico e a escassez de mão de obra e personalização das mercadorias, os robôs realizam uma ampla gama de tarefas de forma autônoma, como escanear níveis de estoque ou medir temperaturas, e fornecem dados em tempo real para agilizar as operações.

 

  • Robôs multiuso
    Muitos gerentes de varejo colhem os benefícios da adoção de robôs quando se trata de movimentar estoques e na higienização dos corredores. À medida que as demandas de compras continuam a crescer, espera-se que os varejistas adicionem robôs multifuncionais, ou robôs colaborativos, às suas equipes funcionais para realizar várias tarefas ao mesmo tempo deixando as atividades mais importantes para os operadores.

 

  • Intercambialidade entre as maquinas e sistemas aumentando a segurança.
    Permite que os robôs se comuniquem entre si e com outros sistemas permitindo um ambiente de trabalho seguro, trazendo uma maior eficiência na operação com menores incidentes.

 

  • Ampliação da capacidade de execução dos serviços
    Durante os últimos anos, a demanda por robótica aumentou de forma constante. À medida que mais fábricas, armazéns e centros de distribuição automatizam seus processos, os robôs poderão operar com mais rapidez, eficiência e precisão aumentando assim a capacidade de processamento dos serviços, diminuindo a necessidade de novas contratações.

 

Conclusão

Estes equipamentos irão se popularizar entre as pequenas empresas em breve, se tornando uma aquisição possível com investimentos por serviços Robots-as-a-Service, trazendo uma forma acessível de aquisição destes equipamentos e possibilitando aos operadores um incremento nas capacidades de processar os vários serviços simultaneamente, aumentando a produtividade com uma maior qualidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *