Como robôs autônomos moveis (AMR) podem aumentar a produtividade em centros de distribuição.

Robôs autônomos moveis (AMR) são equipamentos que podem mover-se por um armazém sem serem supervisionados por operadores.

Aplicadas em um centro de distribuição esta nova tecnologia em parceira com os softwares (WES) Warehouse execution System e (WMS) Warehouse Management System gerenciando as atividades dos robôs criando a possiblidade dos equipamentos fazerem a suas próprias rotas sem a interação humana evitando obstáculos e outras situações de perigo ou de obstáculos. Este equipamento pode interagir com maior eficiência em ambientes que demandem respostas rápidas como um centro de distribuição.

Embora seja uma tecnologia recente consiste em uma serie de variantes que podem ser utilizadas em vários tipos de operações:

  • Transporte de produtos e cargas dentro de uma instalação;
  • Auxiliar no processo de separação;
  • Auxiliar no processo de classificação;
  • Auxiliar no processamento de inventários;

Ao auxiliar uma operação nesses processos, os AMRs têm o potencial de contribuir com uma série de benefícios que podem melhorar seus resultados operacionais e ajudar as operações a se tornarem mais lucrativo como:

Maior flexibilidade:

em vez de seguir caminhos rígidos, os AMRs podem criar dinamicamente seus próprios caminhos eficientes do Ponto A ao Ponto B em uma instalação, ajudando-os a evitar obstáculos e permitindo uma automação modular ágil.

Maior segurança:

Com muitos sensores e câmeras, os AMRs podem interpretar e compreender seu ambiente para se movimentar dentro de uma instalação sem colidir com obstáculos, produto, estruturas ou pessoas podendo ainda opera rem áreas restritas como armazéns frigorificados.

Incremento em produtividade:

Os AMRs podem trabalhar simultaneamente em várias frentes sem restrição de jornada ou paradas.

Implementação modular:

Como os AMRs são relativamente fáceis de implementar, é possível conseguir uma implementação modular iniciando com um equipamento e habilitando outros conforme a demanda.

Em suma esta tecnologia em conjunto com os softwares WES E WMS podem incrementar uma nova modalidade de serviços interruptos com qualidade segurança, ampliando a capacidade de processamento de pedidos sem grandes mudanças estruturais.