3 principais benefícios do RFID

improtecsistemas.com.br

RFID: todo varejista deve investir nesta tecnologia

Em um cenário que acontece com muita frequência você pesquisa um item on-line de roupas ou eletrônicos, corre até a loja para comprá-lo, quando é surpreendido que o item desejado não tem em estoque. Frustrado você sai de mãos vazia, o varejista perdeu a venda e até mesmo o cliente para vendas futuras!

Um dos maiores desafios para os varejistas de hoje não é apenas levar os clientes a suas lojas físicas, mas ter os produtos que eles desejam e precisam. Infelizmente as estatísticas mostram uma tendência alarmante, mesmo alguns dos maiores varejistas na verdade têm apenas 50-65% dos produtos que precisavam ter em estoque. Tornou-se especialmente complicado rastrear o estoque no cenário atual de varejo omni-channel, à medida que mais varejistas estão vendendo estoque de suas lojas online, além de oferecer a opção de comprar online e retirar na loja. Com este cenário pode-se imaginar a perda de vendas devido à imprecisão do estoque, causando uma enorme insatisfação junto ao cliente criando uma imagem muito ruim no mercado.

Por isso investir em tecnologia de RFID é o maior benéfico que o varejista pode trazer para sua empresa a baixo listamos 3 benefícios que podem ser alcançados de imediato com implantação desta tecnologia.

  1. RFID reduz o tempo de inventário

 A tecnologia RFID economiza muito tempo dos varejistas. Ter o controle de todos es seus ativos requer um trabalho árduo de inventários rotativos e um grande número de funcionários para esta atividade.

Com RFID, os varejistas podem etiquetar um item e, em vez de apontar e escanear cada item individualmente, eles podem escanear rapidamente uma área inteira em segundos com um coletor de dados com uma enorme precisão. A maioria dos coletores pode fazer milhares de leituras por segundo e depois atualizá-las no sistema. Esta atividade é realizada com uma enorme agilidade economizando tempo dos funcionários que podem fazer outras atividade com a venda ou reposição de itens nas lojas, também permite verificações de estoque rápidas e fáceis, garantindo que as prateleiras sejam reabastecidas quando necessário.

Além disso, se um produto estiver no depósito os coletores podem ler as etiquetas RFID dentro das caixas de papelão, eliminando o processo de abertura das caixas ganhando muito tempo no recebimento com uma enorme assertividade. Isso pode agilizar com precisão o envio, recebimento garantindo que a loja receba exatamente o que pediu.

 

  1. RFID oferece rastreabilidade nas operações da loja

Outro problema que os varejistas enfrentam constantemente é a localizar de um determinado produto em uma loja. Alguém o roubou ou está simplesmente perdido em algum lugar da loja? Por exemplo, se um cliente pegar um item decidir não o comprar e deixá-lo em outro lugar, a tecnologia RFID pode ajudar a localizar esse item em qualquer lugar da loja. Usando o escaneamento o operador poderá rastrear as áreas a localizar o produto com estrema precisão e agilidade, a tecnologia ainda permite acompanhar o item em todas as suas fazes desde o recebimento até a sua saída da loja.

  1. RFID reduz roubo e desvios no varejo

De acordo com levantamentos o roubo, fraudes e perdas no varejo totalizaram milhões de reais conforme os executivos de segurança da indústria relataram há aumentos no número de furtos em lojas seja por crime organizado ou por funcionários. Ter itens anexados a uma etiqueta RFID pode coibir o roubo, seja por funcionários ou por ladrões. Quando um ladrão tenta sair da loja com um item com etiqueta RFID, o alarme de segurança soa alertando a equipe de que um ladrão está tentando sair sem pagar pelo produto. Também pode ajudar a reprimir devoluções fraudulentas. Com um código RFID exclusivo para cada item os varejistas agora podem identificar se o item que está sendo devolvido foi roubado de outra loja ou se foi originalmente vendido. Os varejistas também podem usar coletores para escanear as bolsas e bolsos dos funcionários quando eles saem da loja, o que pode criar um impedimento para roubos de itens de alto valor agragado.

 

Conclusão:

A tecnologia RFID não é apenas essencial para a precisão do estoque, mas pode melhorar a eficiência dos funcionários melhorando a qualidade do serviço ao cliente, resultando em mais vendas. Além disso a tecnologia RFID continua a evoluir, especialmente à medida que vemos mais conceitos de lojas onde não se usara cartões ou dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *