omnichannel Ilustrada - WMS

Como a Inteligência Artificial (IA) está mudando a logística tradicional

Improtec Sistemas – WMS

A Inteligência Artificial (IA) já está melhorando nossas vidas como consumidores, agora ela está ganhando impulso na gestão da cadeia de suprimentos e na logística, e os gestores devem prestar muita atenção à medida que mais soluções aprimoradas com IA estão surgindo no mercado de automatização de processos logísticos.

A Inteligência Artificial na Gestão da Cadeia de Abastecimento e Logística:

Na última década, a Inteligência Artificial (IA) saiu dos laboratórios de alta tecnologia para se tornar algo que as pessoas usam todos os dias sem sequer perceber. Além de potencializar inúmeros aplicativos e outros produtos digitais, a inteligência artificial beneficia todos os setores, incluindo a cadeia de suprimentos e a logística. Na verdade, muitas empresas já se beneficiaram de investimentos em IA.

Com os volumes de dados em cadeias de suprimentos e logística crescendo a cada dia, a necessidade de soluções de processamento mais sofisticadas está se tornando mais urgente, é por isso que muitas empresas estão adotando técnicas de computação de IA em suas áreas de tecnologia da informação.

Essas técnicas facilitam a análise de grandes volumes de dados de forma eficiente para fornecer uma análise sofisticada, podendo acionar uma função ou um evento baseado nos resultados da análise, entregar informações solicitadas e executar muitas outras funções complexas.

Tendências ao uso de IA na Cadeia de Suprimentos e Logística:

Uma quantidade crescente de dados não é a única tendência que contribui para o desenvolvimento da tecnologia de IA na cadeia de suprimentos. De fato, há uma ampla gama de outros fatores importantes que impulsionam esta tendência, incluindo a velocidade do processamento, avanços nos algorítmicos e aumento do acesso do sistema de IA à big data.

Potência e Velocidade de Computação:

O rápido desenvolvimento de computadores permite que as empresas incorporem a IA em suas operações, pois esta última exigiu avanços significativos no poder de processamento e na eficiência dos equipamentos. Por exemplo, um desses avanços foi o desenvolvimento de GPUs (unidades de processamento gráfico), que expandiram as funções típicas das CPUs.

Big Data

Cadeia de suprimentos e empresas de logística produzem e podem usar, um monte de dados (big data), e IA requer volumes significativos de dados para uma melhor performance. Nos últimos anos, alguns novos tipos de dados surgiram, além de um ritmo cada vez maior de criação de dados, eles fornecem à IA dados suficiente para trabalhar em seu potencial máximo.

Avanços algorítmicos:

Também melhoraram nos últimos anos, permitindo a detecção de padrões e a descoberta de correlações difíceis ou impossíveis de encontrar apenas pelos seres humanos ou pela tecnologia convencional. Por exemplo, os algoritmos inteligentes podem oferecer informações valiosas, como o número de camiões disponíveis para entrega antecipada, para que os clientes possam conhecer o preço e os prazos aproximados para entregas futuras.

Juntos, esses fatores estão impulsionando o progresso da IA e tornando-a uma tecnologia cada vez mais viável em muitos campos. Mas como exatamente a tecnologia pode transformar a cadeia de suprimentos e a gestão logística?

A IA permite uma maior inteligência contextual que fornece o conhecimento necessário para reduzir os custos operacionais e de inventário, e responder aos clientes mais rapidamente. A adoção da autoaprendizagem e de outras tecnologias de IA fornece novos modelos sobre uma ampla gama de aspectos, incluindo logística e gestão de armazéns, colaboração na gestão da cadeia de suprimentos.

Um relatório da DHL e da IBM delineou algumas tecnologias capazes de fazer isso:

Sorter Robótico Inteligente permite uma classificação eficaz e de alta velocidade de cartas, pacotes e remessas paletizadas.

Inspeção visual com alimentação IA – permitirá tirar fotos da carga usando câmeras especiais ultra rápidas que permitem identificar avarias ou erros em volumes, para uma ação corretiva apropriadas entes do embarque permitindo antecipar extravios no carregamento e retrabalhos.

IA Melhora o Planejamento de Produção e Programação de Fábrica:

Antes da tecnologia, como o aprendizado de máquina, as empresas não tinham ferramentas sofisticadas para melhorar o planejamento de produção e a precisão da programação de fábrica. Com a chegada da IA, elas agora podem fazer isso porque a tecnologia lhes permite analisar um histórico e fazer simulações quanto as variáveis que poderão ocorrer, criando um banco com a possibilidade de prever e adequar a produção para possíveis rupturas.

Isso funciona especialmente bem para produção make to order sob encomenda porque a IA os ajuda a prever as restrições automaticamente. Por exemplo, usando a tecnologia IA, as empresas podem reduzir a previsão da cadeia de suprimentos para peças utilizadas nos produtos mais populares ou altamente personalizados, usando IA para prever a demanda e otimizar o fluxo dessas peças críticas para manter a produção continua sem parada

Conclusão:

A IA amplifica infinitamente a capacidade de melhorar a tecnologia aplicada as operações com resultados expressivos em curtíssimo tempo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *