O que é reposição de estoque!

Improtec Sistemas – WMS

Reposição de estoque, também conhecido como reabastecimento de estoque, refere-se ao processo de movimentação do estoque do armazenamento de pulmão para os locais de separação. É importante observar que o reabastecimento de estoque às vezes é usado para definir tanto o estoque pronto para venda quanto o da matéria-prima recebida dos fornecedores.

Como funciona a reposição de estoque!

 

Dependendo da estruturação de seu negócio, uma equipe ou mais serão direcionadas para gerenciar o estoque. Normalmente essas equipes consistem em gerentes de depósito e / ou um planejador que se concentram em garantir que a empresa tenha estoque suficiente para produzir mercadorias e / ou atender a pedidos.

Essas equipes podem ser divididas em uma variedade de atividades, algumas se concentrando nos procedimentos de pedido para produção conforme a empresa cresce e evolui, e outras atendendo  as demandas de curto prazo(vendas), os últimos são os profissionais que passam seu tempo monitorando as contagens de estoque (inventários) .

Quando a contagem cai para o ponto de reposição, uma equipe designada reabastecera os itens necessários conforme estratégias pré-definidas. Lembre-se de que isso ocorre tanto com o estoque pronto para venda quanto com a de matérias-primas vindas direto do fornecedor.

Fatores que afetam a reposição de estoque:

Se você perguntar a qualquer gerente de armazém experiente, planejador, vendedor, gerente de produto ou operador sobre eventos estressantes que acontecem nos depósitos, é provável que eles mencionem que os níveis de estresse podem atingir o pico rapidamente quando os planos de reposição de estoque falham. Como mencionado acima, qualquer armazém estruturado possui estratégias relacionadas ao reabastecimento, isso não significa que estas estratégias podem vir a suportar as situações imprevistas.

 

 

 

Listamos alguns fatores que afetam até mesmo as melhores estratégias de reposição nos armazéns!

 

A previsão da sua empresa oscilou

Como todas as previsões consistem em demanda não confirmada , não há dúvida de que os números podem flutuar muito com base nas necessidades em constante mudança dos clientes. Outro problema seria se um de seus fornecedores falhasse com sua empresa e não pudesse garantir as matérias-primas compatíveis com o tempo necessário para que a produção não fosse afetada.

Seu espaço de armazém não está otimizado

Um ponto comum de atrito que os gerentes e planejadores dos armazéns enfrentam diz respeito à utilização do espaço do deposito . Talvez, um planejador queira garantir “x” quantidade de espaço para manter estoque extra ou matérias-primas. Se o gerente do armazém não for capaz de fornecer o espaço apropriado, o plano de reposição de estoque acordado não pode ser totalmente utilizado.

A visibilidade da cadeia de suprimentos é falha

Hoje em dia, a visibilidade global e fator preponderante na eficiência da cadeia de suprimentos. Quando os compradores não repassam informações precisas e em tempo real sobre seus níveis de estoque atuais para seus fornecedores, pode haver um atraso na reposição.

Melhores práticas para reposição contínua de estoque!

 

Para garantir que sua empresa sempre possa reabastecer seus estoques conforme as necessidades, certifique-se de seguir algumas práticas recomendadas:

Avalie e reavalie suas previsões

Inclua todas as partes nesta discussão, desde seus planejadores até sua equipe de vendas, seu gerente de armazém, seus fornecedores, clientes de longo prazo e outros. Certifique-se de que todos tenham suas próprias previsões prontas antes da reunião e compare esses números com os fatores específicos que afetam o plano de reposição de sua empresa, elabore um plano realista a ser executado.

Formular estratégias eficazes de nível de estoque

As estratégias de nível de estoque variam dependendo do tamanho e da especialidade do seu negócio, as estratégias devem ser feitas sob medida para atender às necessidades de seu estoque e da cadeia de suprimentos. Se você está começando do zero quando se trata de estratégia, seja duplamente claro que todas as partes envolvidas especialmente seus clientes e fornecedores de longo prazo estão cientes de seus objetivos. Só então você pode discutir e implementar as estratégias de nível de estoque com dados concretos.

Tenha uma melhor visibilidade junto aos seus fornecedores

Faça uma análise criteriosa para garantir que toda a sua cadeia de suprimentos esteja pronta para suprir as suas necessidades quando se trata de mudanças nos níveis de estoque. Dentro desse sistema, crie espaço para informações adicionais que detalham os tempos de envio dos produtos.

Como podemos ver, quando se trata de reposição muitos dos desafios dizem respeito à comunicação, organização e previsões detalhadas. Seja flexível e realista quanto aos seus números, para que sua empresa nunca tenha que lidar com falta ou sobra de estoque.

Conclusão:

Estas estratégias serão melhor complementadas com a aquisição de uma ferramenta de automação com um WMS, que permitirá uma rápida resposta dos operadores quanto aos processos de transferência e gerenciamento dos níveis de ocupação do pulmão e da área de picking. Improtec Sistemas tem as melhores ferramentas de automação para a gestão de seus estoques.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *