O ano de 2020 foi impactado pela pandemia da COVID 19 que se espalhou no Brasil desde março. As implicações das paralizações em muitas indústrias e fechamento de comércios com a redução de funcionários como medidas de proteção trouxeram algumas mudanças e também perdas para muitas empresas.

Um dos segmentos mais impactados pela pandemia tem sido o setor de transporte e logística, que teve que aumentar simultaneamente sua demanda por serviços e demitir funcionários para se ajustar aos novos tempos da economia.

Pesquisa

De acordo com uma pesquisa recente divulgada pela CNT – Confederação Nacional de Transportes sobre o impacto da COVID-19 no segmento de transportes, a saúde financeira de 41,80% das empresas está em risco de fechar, 27,90% das empresas estão em uma posição financeira equilibrada e 27,40% se consideram parcialmente em risco e 2,90% não responderam à pesquisa.

A avaliação, que envolveu 858 empresas de cargas e de passageiros de todos os tipos de transporte entre 9 e 15 de julho, também mostrou que 52% delas solicitaram crédito durante a pandemia.

As empresas de logística e transporte nunca precisaram tanto de softwares para automatização de seus processos. A verdade é que não sabemos qual será o impacto total do COVID-19 nas cadeias de abastecimento da indústria e do comercio. O que podemos afirmar é que se tem sinalizado impactos financeiros expressivos nas cadeias de abastecimento e distribuição, com isso a automatização de processos nas industrias, transportes e logística continuará sendo a divisor de águas entre o sucesso e o fracasso de seu negócio.

A automatização de tarefas parece mais atraente do que nunca para empresas de todos os ramos de atividades.  A demanda por sistemas de gerenciamento de armazém WMS vem aumentando devido aos impactos da pandemia nos processos, enquanto algumas empresas estão bem equipadas para lidar com essa nova dinâmica, muitas outras empresas são incapazes de gerenciar a demanda de novos serviços e clientes.

Pandemia

Não se pode dizer que a pandemia criou um problema que se poderia ser prevenido em termos de gestão da cadeia de abastecimento. No entanto as empresas com alto grau de automatização estão conseguindo se recuperar mais rapidamente, sendo que as empresas que não adotaram automatização estão sendo muito mais penalizadas com perdas financeiras expressivas.

Obviamente não se passou tempo suficiente para se observar a proporção de perdas por falta de eficiência no setor.  No entanto e quase unanimidade entre especialista que setor deve buscar na automação de seus processos através de sistemas softwares de gerenciamento de armazém como WMS e coletores de dados, um aliado de controle e eficiência indispensável.

O sistema WMS garante que o gestor tenha acesso a detalhes minuciosos, bem como o quadro geral de todas as atividades realizadas com gráficos dinâmicos. Além disso o WMS fornece planejamento para uma infinidade de atividades e operações excedentes.

Além disso se faz a necessário ter um software WMS com alta qualidade disponibilizado por fornecedor confiável é fundamental! É aqui que se destacam os fornecedores que entendem do setor e de processos com capacidade de garantir que o WMS do seu negócio se adapte à esta nova fase que estamos passando, é o que vai garantir o sucesso dos negócios.

 

A Improtec Sistemas é uma empresa que oferece software com alta confiabilidade para agiliza o gerenciamento de seu armazém, minimizando os impactos da variabilidade econômica.

Obtenha os melhores resultados em suas operações logísticas utilizando as vantagens que somente um sistema WMS com coletor de dados pode agregar.

 

DIFERENCIE A SUA EMPRESA JÁ!