O que é logística 4.0 e como melhor utiliza-la?

improtecsistemas.com.br

Apesar de inovadora, a Logística 4.0 ainda é pouco conhecida. Mas para que possamos entender melhor no que consiste é necessário compreender o funcionamento básico da quarta revolução industrial, chamada de Indústria 4.0.

Criado na Alemanha, o conceito da Indústria 4.0, consiste em uma forma inteligente de produção que visa a automatização completa das indústrias de forma que seja mais eficiente para as empresas, oferecendo economia de tempo, fabricação apenas da demanda necessária, e diminuição de gastos e desperdícios.

Se no início do século passado, a terceira revolução industrial dava início a uma era digital com a internet e aplicações de softwares, hoje, a Indústria 4.0 depende inteiramente dela para seu funcionamento.

E para que as empresas se tornassem mais competitivas nessa nova era do mercado, foi necessário o desenvolvimento de uma logística que fosse igualmente tecnológica e eficiente, sendo altamente conectada com as indústrias e com os clientes, e que oferecesse um suporte rico em informações.

A Logística 4.0, que já é uma realidade também é capaz de oferecer serviços de transporte, armazenagem e distribuição mais rápida e eficiente de mercadorias, eliminando erros em todos os processos. Portanto as empresas que não fazem essa importante transição, acabam ficando para trás e perdendo espaço no mercado.

Como funciona a logística 4.0

A Logística 4.0 se alia a várias funcionalidades tecnológicas para que os processos se realizem com mais eficiência. Entre as ferramentas que podem ser utilizadas podemos citar o cloud computing, que é um serviço de armazenamento de dados mantidos em nuvem.

Já a big data, é muito importante para definir estratégias de marketing, aumentar a produtividade de uma empresa e tomar melhores decisões. Já que absolutamente todos os dados, desde os considerados menores e irrelevantes, se encontram ali.

Chamado de “Internet das coisas” ou simplesmente IOT, é a capacidade de juntar a internet a objetos cotidianos, como por exemplo, controlar um objeto remotamente. De grande utilidade as indústrias se conectam com a logística de forma que ela obtenha informações de entrada e saída de materiais em tempo real.

O método de aprendizado de máquina, (machine learning), se baseia na criação de dados e a partir desses dados, se espera que o sistema assimile estes processos e comece a tomar decisões baseadas neste aprendizado, visando o mínimo de interação humana possível.

A machine learning já pode ser observada em sistema na internet, redes sociais, celular que compreende a sua rotina e facilitam o seu dia a dia, já disponibilizando uma ação que você costuma fazer. Logo dentro de uma empresa, essa pré ação pode ser uma importante ferramenta para acelerar o processo das entregas por exemplo.

Toda essa tecnologia juntamente com o planejamento e estratégias de marketing fazem da Logística 4.0 um avanço crucial para o crescimento das empresas, uma vez que o sistema é um grande aliado na previsão e prevenção de erros, fazendo com que as empresas aumentem sua eficiência minimizando ao máximo os prejuízos.

 

Quais são os principais benefícios deste novo modelo operacional?

A Logística 4.0, busca sempre por processos tecnológicos mais avançados para aumentar os níveis de eficiência operacional e consequentemente redução de custos e aumento de eficiência.

Portanto esta metodologia oferece inúmeras vantagens para as empresas que se dispõem a investir neste novo modelo operacional entre os principais benefícios podemos citar:

  • Uma maior precisão na análise de dados: O aprendizado da máquina garante essa evolução de adaptação e redução de erros. A tecnologia que se utiliza de sistemas como a machine learning para que tudo isso ocorra, assim com sua evolução, faz com que haja melhorias nos processos de transporte e armazenamento que resultaram em redução de avarias extravios aumentando assim a lucratividade. Adoção de solução de BI (Business inteligente com painel de controle interativo e dashboard) que traz uma maior interatividade da gestão com os meios operacionais e aceleram as tomadas de decisões.
  • Maior controle e rastreabilidade sobre as mercadorias: A perda de mercadorias é um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas gerando um custo significativo que prejudicam seus lucros. Com a monitoração em tempo dos processos, fica mais fácil exercer controle dos processos evitando ocorrência como extravios e perdas nos estoques.

Implementação de soluções de automatização de processos como sistema de gerenciamento de armazém WMS e de transporte como TMS com Roteirizares que apoiam o controle e gestão das mercadorias e dos processos.

  • Reduz de perdas é aumento nos lucros: Com a automatização dos processos as empresas deixam de ter perdas significativas e passam a ser mais competitivas, já que parte do lucro iria cobrir as despesas com não conformidade são investidos em tecnologias que melhorem a qualidade dos serviços e alcancem a excelência operacional.

Uma vez que há redução de falhas como prazos de entregas menores, pedidos sempre atualizados com uma boa organização e uma apurada gestão dos processos e um atrativo para novos clientes.

Vale frisar que a Logística 4.0 ainda apresenta desafios a serem enfrentados pelas empresas, o maior deles é a mudança de cultura organizacional já que pode haver resistência de profissionais a implantar este novo modelo operacional. A cultura de gerar grandes estoques, é um dos grandes problemas a ser enfrentado em função das demandas sazonais e oscilações do mercado que só serão contornadas com a melhoria de processos e um massivo investimento em tecnologia de ponta.

 

Qual a importância de se implementar a logística 4.0?

Assim como tantas outras novidades que surgiram no mercado e em um primeiro momento foram tachadas de modernidades sem funções, podemos utilizar o próprio exemplo da internet, pois quando ela surgiu muito foram contra ou não queriam utilizá-la, hoje ela é ferramenta indispensável, a logística 4.0 é o futuro que deve sim ser aplicada a qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande.

Ela irá agregar valor, credibilidade e principalmente lucro para as empresas acelerando todos os processos com maior assertividade com um menor esforço, trazendo resultados expressivos com excelente qualidade nos serviços. gerenciando e evitando diversos erros que se somados ao longo de um ano geram um grande prejuízo com desgaste de imagem junto aos clientes e ao mercado.

Conclusão

A implementação deste novo modelo operacional atrelado a investimentos em tecnologia e revisão de processos, traz uma expressiva melhoria na qualidade dos serviços e dos controles, resultando em uma melhor rentabilidade financeira com uma melhor visibilidade do mercado.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *