Para logística, o smartphone significa mais do que um “um aparelho no bolso”

improtecsistemas.com.br

A tecnologia móvel está mudando!

A forma como as empresas conduzem seus negócios, mais do que atuar apenas como uma ferramenta de comunicação, os smartfones vêm se tornando um poderoso aliado para empresas que buscam automatizar processos com aumento da produtividade com menor investimento em equipamentos.

O smartphone utilizado em empresas de logística

A utilização de aparelhos como smartphones nas atividades logísticas vem revolucionando o setor com novas plataformas de acesso e interatividade. Antes o que era feito de forma manual isolada e lenta hoje pode ser realizado com alguns toques na tela do smartphone.

Esta nova forma de utilização destes aparelhos por si só já representa um grande avanço para as empresas que atuam no segmento de logística, proporcionando agilidade e economia de recursos.

Sendo assim o smartphone pode interage em todas as etapas que compõem uma operação logística como: no atendimento aos clientes, no controle de estoque, no acompanhamento de cargas e nas equipes de entrega e distribuição.

Benefícios

A utilização de um smartphone nas atividades hoje realizadas com coletores de dados proporcionam uma economia representativa, e com a utilização de novos recursos para captura de imagens trazem uma garantia e qualidade semelhantes a um coletor de dados sendo que o valor investido em um smartphone equivale a 30% do valor de aquisição de um coletor de dados. Isto se reverte na aquisição de número uma maior de equipamentos que poderão ser utilizados em uma operação logística.

Usando um smartphone realizamos todas as operações que hoje são executadas por um coletor de dados como: movimentar estoque, separação de pedidos conferencia de entregas – tudo de forma prática e rápida.

Além disso, o smartphone não auxilia apenas na execução de tarefas, mas também na gestão de equipes externas. Isso porque o dispositivo possibilita enviar relatórios se comunicar com supervisores, receber e enviar arquivos e de forma geral agilizar a comunicação e a troca de informações.

Outra vantagem é que o smartphone pode armazenar dados de forma passiva, como posicionamento, deslocamento, velocidade média, tempo de utilização, entre outros. Estes indicadores proporcionam a tomada de decisões mais assertivas.

 

Em quais áreas podemos utilizar o smartphone?

Em um passado recente apenas as equipes como entregadores e motoristas podiam fazer proveito de um smartphone, felizmente hoje com novas plataformas e aplicativos todos os setores podem usufruir desta ferramenta principalmente as áreas de logística, produção e transportes.

Dessa forma, os departamentos podem utilizar um smartphone para melhorar suas tarefas e automatizar seus processos e assim ter maior produtividade, o mesmo vale para a área comercial e administrativa.

Como gerenciar o smartphone nas operações logísticas

Apesar de ser um equipamento com baixo custo de investimento os smartphones também são equipamentos que tem que ser gerenciados como são hoje os coletores de dados. Em companhias que contam com diversos colaboradores utilizando smartphone, há o receio de que a manutenção, controle, segurança e gestão de forma geral dos dispositivos móveis sobrecarregue o departamento de TI e causem falhas nos processos de segurança dos dados trafegados.

Sendo assim existem ferramentas nos mercados capazes de gerenciar simultaneamente os equipamentos, estas ferramentas chamadas Mobile Device Management conseguem administrar em tempo real as atividades como:

  • atualizar e instalar apps remotamente;
  • bloquear aplicativos (evitando assim que jogos e redes sociais, por exemplo, sejam usados nos dispositivos móveis corporativos);
  • definir um horário de funcionamento para os celulares (assim, só poderão ser usados dentro do expediente de trabalho, por exemplo);

Através desta ferramenta de controle é possível instalar aplicativos, atualizá-los, enviar arquivos, definir restrições de uso, acompanhar a localização e até mesmo acompanhar a performance dos aparelhos através da Internet, de forma intuitiva proporcionando um gral altíssimo de segurança e confiabilidade.

Os smartphone utilizados em conjunto com aplicativos corretos e ferramentas de gestão que garantam a segurança são uma ótima opção para a automatização dos processos logísticos permitindo que mais empresas possam aproveitar todo o potencial que um smartphone representa nas automatizações de seus processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *