O que é WES

Você sabe o que é WES? ( Warehouse Execution System)

Os sistemas de execução de armazém (WES) surgiram da necessidade de gerenciar de maneira mais eficiente os pedidos que são processados em Centros de Distribuição altamente automatizados como os que processam pedidos de e-commerce.

O WES trabalha entre o sistema de controle de armazém (WCS -Warehouse Control System), software que gerencia máquinas automatizadas como transportadores, classificadores ou sistemas automatizados de armazenamento, e também com o software (WMS Warehouse Manager System) que gerencia inventário, movimentações e mão de obra. O foco principal da WES tem sido gerenciar a liberação de pedidos de maneira mais dinâmica ou contínua, em comparação com as ondas estáticas de trabalho de outras plataformas como o WMS.

Para CDs altamente automatizados, a necessidade de um sistema mais sofisticado que otimize e priorize o trabalho é impulsionada pela alta velocidade e volumes das linhas de pedidos que as operações de atendimento ao comércio eletrônico devem processar todos os dias. “Se todos os CDs ainda estivessem usando o WMS convencionais e apenas movimentando caixas e paletes, não estaríamos falando sobre a WES”

Uma das qualidades WES para instalações automatizadas é que ela não apenas fornece liberação dinâmica de pedidos, mas também mantém os níveis de estoque equilibrados e otimizados em tempo real. Na verdade a lógica da WES consiste em analisar todas as variáveis que possam ocasionar um ruptura nos processos, amplificando o conhecimento dos progressos de execução, incluindo de onde coletar mercadorias, de quais áreas precisam ser reabastecidas e como o trabalho será sequenciado para chegar às estações de embalagem a tempo das coletas de transportadoras. “O ganho se evidencia, quando você tem conhecimento detalhado e em tempo real do gerenciamento dos processos, permitindo respostas mais rápidas e eficientes.

Em suma esta ferramenta acoplada a outras como WMS, WCS, TMS aumentam a capacidade de processamento de pedidos sem erros ou interrupções, proporcionando maior capacidade de processamento de pedidos com segurança e qualidade em operações automatizadas que precisam de respostas rápidas e eficientes.