Principais tendências e inovações do setor de logística em 2022

O COVID-19 criou um desequilíbrio entre oferta e demanda de bens, afetando muito as cadeias de suprimentos em todo o mundo. Durante 2020 com a pandemia, a produção global desacelerou mais ao mesmo tempo, os governos começaram a estimular a economia e o dinheiro fluiu nas mãos dos consumidores aumentando a demanda por produtos, trazendo um desequilíbrio entre demanda e oferta.

As tendências da logística mostram que em 2022, o setor passará por mudanças significativas que terá implicações importantes para as empresas em todo o mundo. Como todos os outros, o setor de logística, na pandemia teve que enfrentar vários desafios que ainda se repercutiram em todo ano de 2022.

Tendências em inovações para 2022:

  1. Crescimento de Veículos Autônomos

Os veículos autônomos devem ser uma tendência no setor de logística para os próximos anos. Empresas de logística, têm investido em pesquisas para desenvolver veículos autônomos capazes de aumentar disponibilidade dos serviços. Estes veículos reduzem custos e aumentam a eficiência ao automatizar os processos de movimentação nas operações logísticas reduzindo a mão de obra e aumentando a eficiência dos serviços.

  1. Impressão 3D para se produzir produtos sob demanda

A impressão 3D é uma nova tendência no setor de logística. Com a impressão 3D, as empresas podem mudar seu modelo de negócios para fazer produção just-in-time em vez de produção em massa. Isso permite mais personalização e menos trabalho desperdiçado em produtos de pouco giro. Além disso, os fabricantes podem produzir sob encomenda para as necessidades de cada cliente. Isso reduzirá ainda mais o desperdício e aumentará a eficiência nos processos de fabricação e armazenagem

  1. Aplicações de Inteligência Artificial

A IA tem muitas aplicações no setor de gerenciamento de frete. Com a IA, o gerenciamento de frotas se torna mais eficiente usando-se software de análise de dados que pode ajudar a otimizar rotas com base nos padrões de tráfego de grandes centros urbanos. Esse tipo de solução trará uma vantagem pois permitirá que se planeje com mais eficiência os tipos de veículo a serem utilizados conforme o planejamento das entregas. Com inovação e desenvolvimento contínuos, a IA se tornará uma parte essencial do gerenciamento de qualquer frota trazendo uma expressiva economia com aumento da eficiência nos serviços.

 

  1. Adoção de sistemas baseados em nuvem (Cloud Computing)

Os sistemas baseados em nuvem estão se tornando cada vez mais populares no setor de logística. As empresas de logística podem encontrar benefícios significativos ao adotar essa nova tecnologia para otimizar seus processos de negócios. Os benefícios da computação em nuvem incluem fácil escalabilidade, maior confiabilidade e custos reduzidos, podemos citar também outros benefícios que incluem menor manutenção de hardware e segurança aprimorada por meio de criptografia de dados tornado uma ótima opção para a implementação de soluções automatizadas.

Conclusão

Cada vez mais e tecnologia tem se mostrado o divisor de águas para o setor de logística trazendo maior eficiência nos processos com redução de custos. Os investimentos massivos em automatização estão trazendo benéficos para toda a cadeia que envolve as operações logísticas, reduzindo custos, aumentado a eficiência e a qualidade dos serviços prestados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.