Uma nova plataforma WMS para a estratégia omnichannel no varejo.

Hoje o termo mais comentado no meio logístico são as soluções omnichannel, onde são agrupados varias plataformas em uma única ferramenta empresa (lojas físicas, sites, aplicativos em celulares, tablets, redes sociais, etc.).

Para a área de operações estas estratégias trazem um desafio maior pois são multi canais e exigem uma solução de automatização eficiente para gerenciar as demandas com qualidade pontualidade e eficiência. Para suportar tal demanda um novo sistema WMS se faz necessário para assimilar o novo modelo proposto.

Impacto da estratégia omnichannel nas operações logísticas

Para atender a este novo modelo de comercio que é medido em horas, se faz necessário ferramentas integradas que consigam mapear e monitorar todos os pontos de demanda e gerar os serviços para as áreas processarem.

Esta complexidade é ainda maior ao considerar aspectos do varejo como promoções nos diferentes canais de venda de produtos que são encomendados por plataformas on-line que geram processos logísticos da empresa para a distribuição destes produtos.

Em um tempo não muito distante, as operações logísticas para cada canal eram tratadas separadamente onde havia centros de distribuição voltados para esta operação com uma separação de processos dentro do site, no novo modelo estas atividades se complementam tornando as operações mais eficientes e otimizadas em um único local. Desponta assim um novo papel para a solução WMS neste novo modelo operacional voltados a estratégia omni-channel que é proporcionar um gerenciamento de forma eficiente e integrada dos recursos em operações diversas, garantindo redução de custos, melhoria no nível de serviço atendendo as diferentes demandas dos diversos canais.

Uma nova solução WMS para uma operação com omnichannel

Para comportar esta nova demanda vinda de vários canais é necessário uma nova plataforma WMS com funcionalidade e compatibilidades condizentes com os novos canais de e-comerce e atendimento aos clientes.
Podemos listar algumas novas funcionalidades: novo formatos de ondas de separação conforme tipo de expedição ou pedido, seleção de recursos conforme volume de vendas em cada tipo de expedição, priorização de tarefas em função dos prazos definidos na gestão comercial, inventario online para gestão integrada de estoque com lojas e fornecedor, etc.

O principal processo impactado na operação dos centros de distribuição que atendem diferentes canais é a separação de pedidos, tanto no agrupamento de tarefas como na definição do layout do centro de distribuição. Lógicas de separação ineficientes resultam em um enorme impacto sobre os custos de uma operação de um centro de distribuição e no nível de serviço ao cliente.
O novo WMS deve ter a inteligência de agrupar as atividades nos recursos entre as diversas operações de forma a otimizar os processos e o atendimento dos prazos estabelecidos nas plataformas comerciais.

Integração do WMS com demais sistemas da empresa ERP /SALES / CRM

O novo WMS deve-se integrar as varias plataformas, interagindo e atualizando os indicadores em tempo real, permitindo assim que as tomadas de decisões aconteçam em um menor tempo de reação.

Um novo WMS para um novo modelo operacional.

Para atender as novas demandas multi canais se faz necessário a adoção de uma nova plataforma WMS que possa se integrar e atender a variabilidade da estratégia omni-channel, com capacidade e inteligência e novas funcionalidades superiores as atuais
Uma nova plataforma com o incremento IA (artificial intelligence) atenderia a esta nova modalidade multi canais com respostas mais eficientes e produtivas.